MENU

MP do Trabalho identifica caso de escravismo em VA

Unidade de recebimento de gros inaugurada

Venncio Aires Crédito: Four Comunicao

Desfile Temtico de abertura da 15 Fenachim conta a histria de Venncio Aires

Primeiro dia da festa ainda vai contar com o espetculo Cirquin do Grupo Tholl e competies esportivas

  • Desfile Temtico de abertura da 15 Fenachim conta a histria de Venncio Aires
    Foto: Divulgação

O dia 1º de maio, além de ser feriado nacional pela passagem do Dia do Trabalho, vai marcar a abertura da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que inicia nesta quarta-feira oficialmente com um Desfile Temático, a partir das 9 horas, em frente ao Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires (RS). O desfile vai contar a história de Venâncio Aires e mostrar a importância das culturas através dos povos que formaram o município, como Indígena, Português, Negro e Alemão. “Vamos fazer um grande desfile que marcará a abertura da nossa festa. Mobilizamos a comunidade e as entidades para participarem da atração. Teremos um belo espetáculo”, destaca a presidente da festa, Cleiva Giovanaz Heck. 

Conforme a Coordenação de Cultura da 15ª Fenachim, o desfile terá cerca de 800 figurantes e nove carros alegóricos, bem como a participação das recepcionistas, autoridades, coordenadores, festeiros e Soberanas – Rainha Lavínia Wachholz Naue e suas Princesas, Thaíse Fagundes e Andressa Halmenschlager. “O tradicionalismo estará em evidência, uma bela homenagem ao chimarrão, bebida símbolo do nosso Rio Grande do Sul e da nossa festa”, ressalta. A parada ainda vai contar com a presença de clubes de serviço, sociedades, associações, entidades de Segurança Pública e membros da Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim). 

THOLL – Nesta quarta-feira, 1º, a programação ainda reserva outras atrações aos visitantes. O Grupo Tholl, de Pelotas, apresenta o espetáculo Cirquin, a partir das 18 horas, no Poliesportivo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com figurinos rústicos e românticos, muita paixão e alegria, o grupo retrata uma apaixonante história de amor. A atração tem dança, acrobacias e técnicas circenses. A montagem é inspirada no teatro mambembe, com quatro personagens apaixonados pela bailarina do circo. 

ESPORTE – As competições esportivas também estarão em evidência nesta quarta-feira, 1º, com os torneios de pênaltis e Poker. A Copa Fenachim de Pênaltis, organizada pela IMX Sports, acontece no Campo da Assive, a partir das 10h30. As inscrições podem ser feitas na hora, ao valor de R$ 40 por equipe. O Torneio de Poker High Roller, organizado pelo clube Overbet Poker, ocorre na Sala de Jogos, com competidores de todo o Vale do Rio Pardo e Taquari. O primeiro é a partir das 15 horas, com cerca de 45 jogadores profissionais, e a final no sábado, 4, a partir das 19 horas. Já o segundo torneio inicia às 19 horas, com cerca de 200 competidores nos quatro dias de fase classificatória para a final, que se dará no domingo, 5, a partir das 15 horas. A Fenachim acontece de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio. Mais informações e a programação completa estão disponíveis nos site da fenachim.com.br.

Tags: