MENU

Dupla de assaltantes volta a agir no interior

Inicia pagamento de lote do Abono Salaral PIS 2017

Estado Crédito: Portal RVA

Polcia Civil investiga possvel fraude na emisso de laudos para produo de placas padro Mercosul no estado

Mandados de busca e apreenso foram cumpridos em 37 cidades gachas, entre elas Venncio Aires

  • Polcia Civil investiga possvel fraude na emisso de laudos para produo de placas padro Mercosul no estado
    Foto: Divulgação

A Polícia Civil investiga uma possível fraude na emissão dos laudos de capacidade técnica de empresas credenciadas para produzir as novas placas veiculares padrão Mercosul no Rio Grande do Sul. Uma operação foi deflagrada nesta quinta-feira (13) em 37 cidades gaúchas – cinco dias antes da implementação do novo sistema no Estado. Venâncio Aires está entre as cidades onde foram feitas buscas, no entanto não foi informado em que local.

 Ao todo, 160 agentes cumprem 59 mandados de busca e uma medida cautelar (suspensão de atividade profissional durante inquérito) contra um suspeito. O investigado é técnico em mecânica da cidade de Horizontina, na região Noroeste, responsável por emitir os laudos para 55 empresas que se cadastraram para confeccionar as novas placas, de cor branca.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) procurou a polícia por suspeitar que os laudos dessas empresas são praticamente idênticos, inclusive com os mesmos erros.

A Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) instaurou um inquérito há pouco mais de três meses para apurar o fato e, nesta quinta-feira, apreendeu documentos e materiais para comprovar a irregularidade.

Um dos principais objetivos é verificar se o investigado agiu sozinho ou em conjunto com os empresários. Por isso, o Deic ainda não está divulgando o nome do suspeito e das empresas, que podem até ter sido vítimas da fraude.

A operação foi chamada de "Hot Stamp".

 

 

Tags: