MENU

Conta de luz ter bandeira verde em dezembro

Fim de semana marcado por cinco prises em VA

Venncio Aires Crédito: Veridiana Rhsler / RVA

Entidades representantes de pessoas com deficincia realizam Caminhada Inclusiva nesta segunda-feira

Toda a comunidade convidada a participar, a partir de 13h30min, e conhecer dificuldades de quem tem deficincias

  • Entidades representantes de pessoas com deficincia realizam Caminhada Inclusiva nesta segunda-feira
    Foto: Jeferson Schwingel / RVA

Nesta segunda-feira, 3 de dezembro, é lembrado o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência. Para marcar a data e chamar atenção para as dificuldades e desafios enfrentados, ocorre uma Caminhada Inclusiva em Venâncio Aires. O evento será realizado durante a tarde de segunda, a partir de 13h30min.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), Orlei da Costa, concedeu entrevista à RVA neste sábado, 01, e discorreu sobre o evento. Junto de Suzana das Graças Amaro e Jaqueline Melo que, assim como ele, também são deficientes visuais, ele explicou que será proporcionada uma experiência. Pessoas que não têm deficiências, vão poder usar vendas nos olhos, e andar por ruas da cidade, sentindo as dificuldades de quem não enxerga.

Orlei da Costa perdeu a visão aos 17 anos. Por um tempo, ficou isolado e deixou de ter uma vida ativa na comunidade. Mas, atualmente, além de ser o presidente do Compede, também está à frente de entidades na região e participa de eventos em outros municípios. Ele observa que a população de Venâncio Aires é bastante colaborativa. No entanto, às vezes é preciso dar dicas de como melhor ajudar um deficiente visual. Orientações serão dadas durante a ação na segunda-feira. Entre elas, Orlei destaca que, ao abordar um cego na rua e oferecer ajuda, é preferível se identificar e deixar que o deficiente apoie a mão em seu ombro. Não é bom pegar a pessoa pela mão para guiá-la, pois essa se utiliza de bengala para melhor se deslocar.

A caminhada inclusiva ocorre na tarde desta segunda-feira, no Centro de Venâncio Aires, pela rua Osvaldo Aranha, com saída da Praça da Matriz. Depois, na Praça da Bandeira, haverá uma concentração até por volta das 16h. As ações contam com apoio da Administração Municipal, por meio de Secretarias e Departamento de Trânsito. Toda a comunidade é convidada a participar e conhecer a realidade de quem tem algum tipo de deficiência e não se deixa impedir pelas dificuldades.

Tags: