MENU

Vice-prefeito assegura funcionamento das mquinas

Primeiro sorteio do Natal em Venncio 10"

Venncio Aires Crédito: Veridiana Rhsler / RVA

Banco de Sangue atende em horrio diferenciado nesta sexta-feira e realiza aes para valorizao de doadores

Atividades comemoram o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado em 25 de novembro

  • Banco de Sangue atende em horrio diferenciado nesta sexta-feira e realiza aes para valorizao de doadores
    Foto: Divulgação

No domingo, 25 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar essa data, o Banco de Venâncio Aires organiza programação especial nesta sexta-feira, dia 23. Além de decoração, lanches e distribuição de brindes, será ampliado o horário de atendimento, que irá até as 14h.

Para aqueles que trabalham ou, por outros motivos, não têm disponibilidade para doação pela manhã, é uma oportunidade de realizar a ação voluntária capaz de salvar vidas. As atividades também têm o objetivo de valorizar os doadores, segundo a coordenadora do Banco de Sangue, enfermeira Daiana Keller.

Para esta sexta-feira, será feito um reforço na equipe para atender a demanda, já que, normalmente, o Banco de Sangue de Venâncio Aires atende junto ao Hospital São Sebastião Mártir, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min. Segundo Daiana Keller, na parte da manhã é feita a coleta e à tarde, a equipe precisa trabalhar no processamento do sangue. Além disso, após o almoço, o sangue pode ficar gorduroso, o que interfere na qualidade. Nesta sexta-feira, porém, profissionais serão remanejados e vão colaborar nos serviços para facilitar a doação em horário estendido. 

O processo de coleta do sangue pode durar em torno de 40 minutos a uma hora, dependendo do paciente. O intervalo para doação para os homens é de 60 dias e, para mulheres, de 90 dias. Para fazer a doação, além de estar bem de saúde e alimentado, é preciso levar documento de identificação.

Tags: