MENU

Venncio o 2 municpio em propriedades rurais

Divulgadas agroindstrias que vo Expointer

Venncio Aires Crédito: Veridiana Rhsler / RVA

Colonos e motoristas so homenageados em sesso solene da Cmara de Vereadores

Foram entregues os trofus de Agricultor Destaque, Motorista Destaque e Jovem Destaque Rural

  • Colonos e motoristas so homenageados em sesso solene da Cmara de Vereadores
    Foto: Fernando Uhlmann / Assessoria de Imprensa

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou sessão solene nesta quinta-feira, 26. Ainda em comemoração aos festejos em homenagem a colonos e motoristas, foram entregues os troféus de Agricultor Destaque, Motorista Destaque e Jovem Destaque Rural. Além do público, o evento foi acompanhado por autoridades, como a prefeita em exercício Sandra Wagner.

O primeiro homenageado foi o agricultor Abedriel Duarte, indicado pelo vereador Nelsoir Battisti, do PSD. Natural de Meleiros, Santa Catarina, ele mora desde 2006 na localidade de Linha Arroio Grande, em Venâncio. Em cerca de 100 hectares de terras produz em torno de 15 mil sacas de arroz por ano. Ele é casado com Rosilene Pazini Bordignon, e pai de Marcos Vinicios Bordignon Duarte. No pronunciamento, ele agradeceu o apoio da Emater e de secretarias, que ajudaram a família a iniciar as atividades agrícolas em Venâncio Aires, em um contexto de novas regras e leis.

O outro homenageado com o prêmio de agricultor destaque é Alexandre Becker. Indicado pelo vereador Adelanio Ruppenthal, do PSB, é morador de Linha Marechal Floriano. Ele é casado com Claudia Bergmann Becker, e pai de Rodrigo Becker. Alexandre sempre viveu na Agricultura e hoje planta cerca de 70 hectares. Dentre as culturas desenvolvidas na propriedade estão milho e soja, além da criação de suínos.

Após, houve a entrega do Troféu Motorista Destaque. Inclusive, o ex-vereador Marcolino Coutinho, que instituiu essa honraria, participou da sessão solene. Um dos indicados foi Carlos Feix. Ele foi escolhido pelo vereador José da Rosa, do PSD. Com 25 anos de profissão, Carlinhos trabalhou na agricultura até os 19 anos, quando passou a trabalhar na antiga empresa Expresso Cruzador. No ano de 2000, conseguiu adquirir parte de um caminhão e a viajava para São Paulo. Porém, no ano de 2005, teve o caminhão roubado sem nenhum seguro. Mas conseguiu se reerguer e desde então só viaja dentro dos estados do sul do Brasil. No ano de 2017, adquiriu o segundo caminhão, com o qual continua transportando pelos trajetos de Farroupilha a Bagé, e o outro, no trajeto do nosso estado até Marabá no Pará.

Carlinhos tem uma história interessante nas estradas. No fim do ano passado, às vésperas do Natal, ele teve uma surpresa, ao ajudar na estrada um Papai Noel que estava com o pneu do trenó furado. Ele acabou caindo em uma pegadinha de um dos quadros do programa do Caldeirão do Huck, do apresentador Luciano Huck. Ao parar para ajudar o papai noel, não esperando nada em troca, ele foi contemplado com prêmios pela boa ação. Na fala, durante a sessão, Feix falou sobre o trabalho como motorista e citou a importância de se fazer o bem. “A vida de caminhoneiro não é fácil. Enfrentamos longas rotinas de trabalho, que muitas vezes se arrastam madrugada a dentro, em rodovias precárias… Nunca deixe de fazer o bem ao próximo e sem esperar nada em troca. Mais cedo ou mais tarde, o bem volta para você”, destacou Feix.

O outro indicado nessa categoria foi Pedro Rabuske, escolhido pelos vereadores do MDB. Natural de Linha Sapé, tem 59 anos, e começou na profissão de motorista de ônibus, na empresa Viasul em 1979. Entre as principais viagens, realizou excursões para países como Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai. Também fez passeios para o Nordeste do Brasil e as excursões de Nossa Senhora Aparecida, além da tradicional Linha Santa Maria – Joinville.

Ainda, foi entregue o prêmio de Jovem Rural Destaque. O homenageado foi Gabriel Luis Bergenthal. Indicado pelos vereadores do PTB, aos 21 anos, Gabriel mora com os pais Marco Aurélio Bergenthal e Gislaine Luisa Leites Bergenthal na localidade de Linha Cerrito, onde segue os passos dos pais na agricultura. Começou plantando apenas tabaco, e hoje já possui plantação de milho, soja e ainda presta serviços com colheitadeira e trator. Atualmente, plantam 60 mil pés de fumo, 60 hectares de soja e 15 hectares de milho. Além de se empenhar no trabalho diário na lavoura, Gabriel ainda cuida da criação de bois, vacas, porcos e também planta feijão, batata-doce e aipim.

No pronunciamento, Gabriel citou a importância do jovem ter possibilidades e incentivos para permanecer no campo: “estou na agricultura por vontade própria e também por incentivo dos meus pais, que sempre foram da lavoura. Tenho muito orgulho do que sou, mas também sabemos que está tudo muito difícil e por isso que os jovens optam por empregos na cidade”.

A prefeita em exercício, Sandra Wagner, acompanhou a sessão solene, e falou sobre a importância do trabalho de colonos e motoristas. O presidente em exercício na Câmara de Vereadores, André Puthin, também se manifestou sobre as homenagens, destacando a importância das duas profissões. 

Essa foi a terceira sessão solene do ano. As apresentações artísticas ficaram por conta dos jovens Jeson Daniel Back, Jaison Isaías Back e Matheus Alberto de Moraes. A próxima sessão da Câmara será na segunda-feira, 30 de julho, com reunião ordinária, a partir das 19h. A transmissão pela Rádio Venâncio Aires inicia às 20h.

 

 

 

Tags: