MENU

Diversidade deve ser debatida nas salas de aula

Encceja Nacional tem 1,69 milho de inscritos

Educao Crédito: Veridiana Rhsler / RVA

Professora e alunos de Venncio Aires apresentam trabalho em Feira na Argentina

Projeto "Bairro: nosso espao, nossa responsabilidade ser apresentado no Foro de Ciencias y Civilizacin em outubro

  • Professora e alunos de Venncio Aires apresentam trabalho em Feira na Argentina
    Foto: Arquivo pessoal

Escolas da Capital do Chimarrão têm se destacado com participação em eventos no Rio Grande do Sul, e até em outros estados e países. Após apresentar projeto na Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo, um grupo de estudantes de Venâncio Aires, conquistou credenciamento para Feira na Argentina. Sob coordenação da professora Karine Wessling, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig, apresentam o tema "Bairro: nosso espaço, nossa responsabilidade”.

Em participação no quadro Nas Ondas da Educação, da RVA, um dos alunos envolvidos, Matheus de Freitas, dez anos, explicou que o projeto surgiu quando a turma observada no programa Google Eartho crescimento, com o passar dos anos, do bairro São Francisco Xavier – onde a escola está localizada. “Antigamente tinha poucas casas, mas com o tempo foi crescendo e se tornando um bairro residencial. Nós estudamos o que havia antes e o que tem agora, e são muitas diferenças”, destaca o aluno.

Outra aluna que faz parte do projeto, Raqueli Rodrigues, nove anos, citou que otrabalho ajudou a turma a perceber problemas do bairro: “nós reconhecemos onde a gente está e o que devemos fazer para melhorar esse bairro. Lá sempre estava dando enchente, porque tinha muita gente que jogava lixo no chão. E até pouco tempo eu não sabia que eu estava em um espaço que tinha que cuidar. Mas se eu não for responsável e jogar lixo no chão, vai ter enchente e não vai ser um mundo melhor”.

A professora Karine Wessling destacou que ao estudar o bairro São Francisco Xavier, as crianças desenvolveram, principalmente, autonomia e responsabilidade. “Essa questão de contextualizar os diferentes espaços é uma coisa muito abstrata e difícil de trabalhar com os pequenos, mas chamou muita atenção deles. Esse ir e voltar, saber onde eu estou e que faço parte de algo maior também é muito importante”, ressalta a professora.

O tema do projeto "Bairro: nosso espaço, nossa responsabilidade” foi trabalhado em 2017 com a turma de 3º ano e ainda são colhidos frutos da iniciativa. A apresentação na Argentina, em outubro, será no Foro de Ciencias y Civilización, em Entre Ríos.

Ouça áudio de entrevista concedida ao quadro Nas Ondas da Educação da RVA: 

Tags: