MENU

Procura por jovens aprendizes cresce em Venncio

Cinco venncio-airenses so contemplados na NFG

Venncio Aires Crédito: Veridiana Rhsler / RVA

Hospital So Sebastio Mrtir realiza 866 partos naturais e cesrias em um ano

O nmero representa o nascimento de 871 crianas, considerando os procedimentos com gmeos

  • Hospital So Sebastio Mrtir realiza 866 partos naturais e cesrias em um ano
    Foto: Divulgação

O Centro Obstétrico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) realizou 866 partos em 2017. Isso representa o nascimento de 871 crianças, considerando os procedimentos com gêmeos. São nascimentos de crianças das famílias venâncio-airenses e da região atendida pela casa de saúde. Desses 871 bebês, 433 são meninos. Já as meninas representaram 438 nascimentos.

Segundo a coordenadora do Centro Obstétrico, Maternidade e Berçário, enfermeira Camila de Moura, dos 866 partos, 665 foram cesárea e apenas 201 naturais. Ainda que os números não estejam de acordo com orientações do Ministério da Saúde, no momento do parto, são priorizadas as vontades da mãe, para que o procedimento seja humanizado e seguro, tanto para a mulher, quanto para o bebê.

Para evitar procedimentos cirúrgicos desnecessários e facilitar o processo de escolha do parto normal, são realizadas ações para ajudar e informar as gestantes desde o pré-natal. “Com a intenção de aumentar o número de partos naturais, nós realizamos reuniões semanais da Rede Cegonha, quando a gente cria propostas para melhorar esses índices”, explica a enfermeira.

A partir deste ano, segundo Camila de Moura, também serão realizados encontros com funcionários da rede de saúde municipal que atende gestantes, como os postos de saúde, para trabalhar medidas que possam informar e tranquilizar as mulheres sobre o parto natural. Da mesma forma, no Centro Obstétrico, as enfermeiras também realizam medidas que facilitam o trabalho de parto. “A gente trabalha muito os métodos não farmacológicos, como banho, massagens e agachamento, sempre com um acompanhante presente, para que a mulher se sinta mais segura”, explica.

Rede Cegonha 

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Tags: