MENU

Cerca de 11 mil pessoas tiram a prpria vida

Assoeva enfrenta BGF pela Liga Gacha

Educao Crédito: Assessoria de Imprensa

Instituto Crescer Legal habilita jovens de Venncio Aires em Gesto Rural

Solenidade de formatura ocorre na tera-feira no plenrio da Cmara de Vereadores

  • Instituto Crescer Legal habilita jovens de Venncio Aires em Gesto Rural
    Foto: Divulgação

Está agendada para a próxima semana a solenidade de formatura da terceira turma do piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. Depois de formar turmas em Candelária e Vera Cruz, 18 jovens aprendizes de Venâncio Aires recebem na terça-feira, 26 de setembro, o certificado pela conclusão do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”. A cerimônia acontece no plenário da Câmara de Vereadores, às 14 horas.

Os adolescentes que participaram do Programa de Aprendizagem Profissional Rural foram contratados como aprendizes e receberam remuneração e certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Em Venâncio Aires, as empresas Alliance One, China Brasil Tabacos, CTA-Continental e UTC envolveram-se no processo de contratação, cedendo cotas de aprendizagem. O projeto contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Outras duas turmas devem concluir o curso em 2017 nos municípios de Vale do Sol e Santa Cruz do Sul. Em Santa Cruz do Sul, o curso funciona nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Simonis, em Linha Boa Vista. Já em Vale do Sol, os encontros são na Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Fischer.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO – Os jovens entre 14 e 18 anos foram selecionados entre as famílias de produtores rurais das localidades com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas ao Instituto Crescer Legal. O curso teve duração de 13 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Toda a carga horária foi cumprida na instituição parceira, junto à família, na comunidade, em visitas pedagógicas e técnicas. No programa das atividades estiveram o estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os adolescentes também desenvolveram trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade e concluíram a aprendizagem com estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural.

 CONHEÇA OS JOVENS APRENDIZES - Em Venâncio Aires, as atividades iniciaram no dia 15 de agosto de 2016 e foram conduzidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira, em Linha Taquari Mirim, pela educadora Ana Paula Justen.

Tags: