MENU

Moradores de Venncio so presos com drogas

Assoeva enfrenta Copagril na segunda fase da LNF

Educao Crédito: Veridiana Rhsler / RVA

Alunos e professores inovam no aprendizado e na comunicao ao desenvolver rdio escolar

A Escola Wolfram Metzler dispe de estrutura para o projeto desenvolvido por alunos do Ensino Mdio

  • Alunos e professores inovam no aprendizado e na comunicao ao desenvolver rdio escolar
    Foto: RVA

A Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler tem um diferencial em Venâncio Aires no que se refere ao estímulo da comunicação. O conteúdo repassado em sala de aula ultrapassa as linhas do caderno e chega também aos microfones no educandário. A Rádio Wolfram é uma atividade desenvolvida por alunos e professores para disseminar as informações do meio escolar e também instigar a comunicação entre os jovens.

Para falar sobre a atividade e divulgar o trabalho na comunidade, os responsáveis foram convidados a participar do programa especial da RVA “Nas Ondas da Educação”, que ocorreu durante a Feira do Livro de Venâncio Aires. Além da fonoaudióloga Thayse Bienert Goetze Fallavena - que comentou a ação e deu dicas aos estudantes; participaram as professoras Cláudia Lourenço da Luz e Deise Gabriela Hickmann; os alunos Augusto Bergmann da Cunha, Bianca Eduarda Gomes da Silva, Luana Perotto Barden e Mariana Ripplinger.

No programa, os alunos relataram a experiência na rádio escolar, que tem alcance apenas dentro do educandário, e destacaram a importância desse aprendizado. Uma das idealizadoras, professora de Matemática, Cláudia Lourenço da Luz, explicou que a instalação da Rádio na escola ocorreu por meio de investimentos do Ministério da Educação, cujas tratativas se concretizaram a partir de 2013.

Atualmente, alunos de 2º e 3º anos dão seguimento às atividades da Rádio Wolfram. No 2º ano do Ensino Médio,  Luana Perotto Barden, citou que a produção e apresentação dos programas os incentivam a deixar a timidez de lado. "Nós aprendemos, na prática, a produção de textos jornalísticos e perdemos a vergonha, pois temos que dar a 'cara à tapa' na hora da apresentação", ressalta. 

Já a aluna Bianca Eduarda Gomes da Silva, do 3º ano, destacou a valorização dos alunos e o incentivo por parte da escola para participação no projeto da rádio escolar. "A rádio me despertou muita curiosidade! Inclusive, nós já desenvolvemos um áudio 3D, que foi instigado por meio da rádio. A escola também sempre nos incentiva e valoriza quem participa dos projetos", destacou Biana.

A responsabilidade instigada com o projeto também foi lembrada pelos alunos. Mariana Ripplinger, estudante do 3º ano considera a possibilidade de participar da Rádio como gratificante: "É divertido, mas não é uma brincadeira! Muitos alunos acabam repensando seus atos para poder participar da Rádio. Tem que ter responsabilidade e é muito gratificante".

O aluno Augusto Bergmann da Cunha, do 2ª ano, ressaltou a diferença que o incentivo à comunicação pode fazer no futuro dos jovens. Para ele, aprender a se comunicar com as pessoas pode facilitar muito no contato com as pessoas, especialmente para ingresso no mercado de trabalho.  

Além do apoio da diretora Élida Klamt que, segundo os envolvidos, está sempre disposta a auxiliar e promover o projeto, os demais professores da escola também ajudam os alunos a desenvolver a comunicação por meio da Rádio. A professora de Língua Portuguesa, Deise Gabriela Hickmann, também destaca o interesse dos estudantes nesse trabalho. Destacou ainda que aplicação dos conteúdos e o contato entre os estudantes se torou muito mais dinâmico com a rádio. "Todos os professores trabalham em sala de aula da melhor maneira possível, mas quando o aluno gosta, quando o olho brilha, dá ainda mais vontade de trabalhar", enfatiza a professora. 

A Rádio Wolfram busca fomentar a comunicação entre jovens e crianças no meio educativo, além de transmitir o ensino de uma maneira diferente, valorizando a participação de alunos e professores que todos os dias buscam se superar na melhora da educação. Informações também são disponibilizadas no blog da Rádio, podendo ser acessado em radiowolfram.blogspot.com.br.

Confira esta matéria também em áudio: 

Tags: