MENU

Campeo Mundial contratado pelo Guarani

Estado quita parcela da dvida com a Unio

Qualificao Crédito: Portal RVA

Instituto Crescer Legal lana Programa de Aprendizagem Profissional Rural

O objetivo oportunizar aos jovens a participao em curso de qualificao no turno oposto ao dos estudos

  • Instituto Crescer Legal lana Programa de Aprendizagem Profissional Rural
    Foto: Divulgação

Visando proporcionar aos adolescentes que vivem no campo a oportunidade de se aperfeiçoar no turno oposto ao dos estudos, um projeto piloto começa a ser implantado na região. O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal vai ser aplicado em Venâncio Aires, Candelária, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Vera Cruz.

Conforme o presidente do Instituto, Iro Schünke, por enquanto, são firmados os convênios com os municípios e também ocorre a qualificação dos profissionais que serão responsáveis por ministrar as aulas. Jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, oriundos de famílias de pequenos produtores de tabaco, são o público-alvo dos cursos profissionalizantes. Um dos critérios é estar cursando o ensino regular a partir do 5º ano.

Na Capital do Chimarrão, a previsão é que em abril já ocorra a formação de uma turma. "A gente deve começar com a primeira turma em março no município de Candelária. Depois iremos implantar o programa nos demais municípios", explica Schünke. Segundo o presidente, o curso visa preparar o jovem para o futuro, seja trabalhando no campo ou na cidade.

O curso será totalmente gratuito aos jovens. A proposta inicial é formar cinco turmas de até 20 adolescentes. Além da certificação, concedida ao final das 920 horas de atividades teóricas e práticas, durante o curso os adolescentes serão contratados como aprendizes das empresas de tabaco, recebendo salário proporcional a 20 horas semanais e realizando a prática no próprio curso.


Tags: